Agressão não gera gentileza: Jihadismo é bilhete só de ida

© FotoO quadro do filme turco Yolculuk(The journey)
O quadro do filme turco Yolculuk(The journey) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Medidas agressivas da Turquia em relação a Síria influenciaram negativamente a consciência dos cidadãos turcos muitos dos quais aderiram aos terroristas, disse à Sputnik o cineasta Mustafa Kenan Aybasti.

Militantes do Daesh (Estado Islâmico) em comboio rumo ao Iraque - Sputnik Brasil
Rússia apresenta na ONU provas de que Turquia fornece armas ao Daesh
O novo drama turco “Yolculuk” (“The Journey”) mostra a história da vida de um jovem turco que se apaixonou pelas ideias do jihad e viajou à Síria para combater o governo. O filme fará estreia em 22 de abril.

Segundo o diretor, o filme mostra como o governo turco tenta intensificar o conflito em Síria apoiando os terroristas que afinal das contas darão o golpe contra a Turquia. 

“O fato de que a Turquia participa da guerra sangrenta e se torna regularmente alvo de ataques dos terroristas não é uma surpresa porque o país atrai fanáticos e criminosos”, disse Aybasti.  

Aybasti pediu aos jovens para olharem o longa que mostra a realidade cruel das organizações jihadistas, o recrutamento e métodos da lavagem cerebral.

Beran Soysal, o ator que interpretou o papel do jovem Mehmet, insiste que o seu personagem não queria na verdade aderir aos terroristas. O menino estava sob a influência do seu pai despótico e estava procurando o sentido da vida, se envolvendo por fim com os membros de uma organização extremista cujas reuniões ele frequentava.

“Na minha opinião um homem que não perdeu completamente a humanidade, a capacidade de sentir e de pensar não pode se tornar um jihadista… Doutrinas religiosas radicais influenciaram a vida do meu personagem, cada vez que tentou fazer uma decisão independente ele sentiu a pressão por parte da família”, disse Soysal à Sputnik afirmando que tais jovens decepcionados pelas condições da vida param na armadilha dos terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала