A atual sessão será a décima quarta Linha Direta consecutiva, a primeira foi realizada em 2001. Esta tendência não foi interrompida ainda quando Vladimir Putin ocupava o cargo de primeiro-ministro.
No ano passado, respondendo à questão de “Por que o senhor realiza as linhas diretas”, Putin disse o seguinte: “Primeiro, isso é o melhor tipo da pesquisa de opinião. Recebemos milhões de perguntas sobre um monte de problemas. Segundo, ele dá ao governo a chance de se comunicar e compartilhar seus pontos de vista com a nação".
Uma secção mais longa teve lugar em 2013 e durou 4 horas e 37 minutos enquanto a mais curta foi registada em 2001 e durou 2 horas e 20 minutos.
O maior número de perguntas (mais de três milhões) foi observado em 2015.
Confira os melhores momentos das Linhas Diretas com Putin
Em 2014, respondendo à pergunta sobre a possibilidade de se casar de novo, ele disse: “Primeiro, tenho que arrumar um marido à minha ex-esposa Lyudmila Aleksandrovna e depois vou pensar em mim”.
Durante a mesma Linha Direta, Putin comentou a reunificação da Crimeia com a Rússia.
Sobre a reunificação da Crimeia com a Rússia
“A afluência ás urnas [durante o referendo] foi de 83% e 96% votaram a favor da reunificação com a Rússia. Foi a absoluta maioria dos habitantes da Crimeia. Nessa situação, não tivemos o direito de escolher outro caminho”, disse o presidente.
Sobre a Alasca
Uma pensionista chamada Faina perguntou se a Rússia tinha quaisquer planos de recobrar Alasca.
“Querida Faina Ivanovna, por que você precisa de Alaska? A Rússia é um pais do Norte. Então vamos manter a calma”, declarou Putin ironicamente.
Sobre as relações individuais com Obama
Uma criança de seis anos perguntou: “Se Obama ajudasse caso o senhor estava se afogando?”
“Prefiro pensar que isso nunca iria acontecer comigo. Mas ele é um homem de coragem. Acho que iria fazer isso”.
A crise política eclodiu na Ucrânia em novembro de 2013, quando as autoridades do país anunciaram a intenção de suspender o processo de integração europeia. Os protestos que começaram em Kiev, apoiados pelo Ocidente, levaram a um golpe de Estado em 22 de fevereiro de 2014, forçando o então presidente Viktor Yanukovych a fugir do país.
Sobre o golpe do Maidan e o ex-presidente Yanukovich
O chefe das forcas especiais da Crimeia perguntou sobre a atitude do Putin em relação ao Yanukovich e ás suas ações durante a revolta na Ucrânia, conhecida como o movimento Maidan.
Putin disse que Yanukovich tentava fazer tudo o que podia para proteger o seu país.
As mensagens dos russos de estrangeiro
De vez em quanto mensagens de texto de residentes russos fora mostradas na tela durante a transmissão. Algumas delas eram bastante engraçadas.
“Putin, dê um aumento de salário a si mesmo. Pessoalmente não gosto de você, mas você trabalha muito”, diz uma das mensagens.
A pergunta de Snowden
Houve uma ligação de Edward Snowden, o ex-contratante da CIA, que agora está na Rússia. Ele queria saber se a Rússia tinha um sistema de vigilância de massa como os Estados Unidos.
“Na Rússia não existe um sistema de vigilância. Podemos fazer isso apenas por uma decisão judicial. Vigilância de massa é ilegal na Rússia”, explicou.
A pergunta do granjeiro John
O proprietário de uma granja na Rússia, John Kopiski, se queixou de que os produtores da leite tenham que lutar pela manutenção da atividade das suas empresas e perguntou ao presidente o que poderia ser feito para melhorar as suas condições.
Putin put on spot by English farmer John Kopiski during #RTPutinHotline (VIDEO) https://t.co/LfIEvx0Nix pic.twitter.com/0zJp8nxoOa
— RT (@RT_com) 16 апреля 2015 г.
Depois de responder às preocupações do John, Putin perguntou ironicamente se a razão da sua mudança para a Rússia foi uma mulher.
O conselho de Putin
Uma mulher chamada Elena pediu o presidente dizer ao marido dela para lhe permitir ter um cachorro. Putin defendeu a sua posição e pediг o marido fazer a coisa certa.
Como tornar-se o presidente
O menino de 4 anos disse que queria tornar-se o presidente no futuro. Ele perguntou ao Putin quantas horas ele dorme por dia. O presidente disse que é preciso dormir bem para ser saudável.
Banho com o ex-chanceler alemão
Putin também foi perguntado se ele já tinha convidado algum líder estrangeiro para a banya (sauna tradicional russa). Houve uma vez que o presidente convidou o ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder para a banya e que quando ambos tomaram o procedimento o prédio pegou fogo. Quando Putin falou para o seu colega para deixar o lugar Schroeder insistiu em tomar a cerveja.