O atual chefe da Suprema Rada (parlamento) da Ucrânia, Vladimir Groisman foi o candidato apoiado pelo presidente, Pyotr Poroshenko.
Ele era considerado o candidato mais oportuno que seria capaz, pelo menos por um tempo, reconciliar todas as forças políticas no país.
Então, quem é o homem que substituiu o polêmico Arseny Yatsenyuk?
Profissão: diretor
Vladimir Groisman nasceu em 1978 na cidade de Vinnitsa, no centro-oeste da Ucrânia. Começou a sua carreira quando tinha 14 anos de idade tão só, trabalhando como serralheiro na empresa pequena Shkolnik, chefiada pelo pai dele, segundo a mídia. Aos 16 anos, já foi o diretor comercial da empresa Yunost, sucessora de um mercado local, também chefiado por seu pai.
Primeiro, a universidade, depois, a carreira política
Parece que o pai de Vladimir, Boris Groisman, desde a infância do filho estava lhe preparando para cargos administrativos. Seja como for, Groisman filho se formou na Academia Interregional de Gestão de Recursos Humanos, se especializando em “jurisprudência”.
Há algo interessante: depois de estudar por três anos (dos quatro necessários), ele conseguiu obter o seu diploma em 2003. O segundo ensino superior de Vladimir foi obtido na Academia Nacional da Gestão Estatal com a especialização de “gestão aos níveis regional e local”.
Enquanto ele estudava, ambos os Groismans foram eleitos para o Conselho da cidade de Vinnitsa. Foi assim que Vladimir se tornou o deputado mais novo do conselho municipal (tinha 24 anos).