"Existe o Grupo Internacional de Apoio à Síria, que já foi mencionado, mas que ainda não apresentou resultados concretos. Sabemos que é necessário promover uma iniciativa política para o progresso do processo de paz. França está pronta para isso", disse Ayrault depois da reunião mantida com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
A segunda rodada de negociações sírias começou em Genebra no dia 13 de abril. Na segunda-feira, o Alto Comitê de Negociações (ACN) da oposição síria solicitou ao enviado da ONU, Staffan de Mistura, a suspensão das negociações, em função da situação instável no país. ACN, entretanto, não pretende deixar Genebra, onde ocorrem no momento consultas técnicas sobre assuntos políticos com equipes da ONU. A situação permanece congelada até sexta-feira, quando a ONU prometeu avaliar os resultados das discussões em curso e tomar decisão sobre os próximos passos.
O chanceler francês desembarcou em Moscou nesta terça-feira, 19, onde está realizando uma série de reuniões com autoridades russas.