A Rússia não desiste das suas ambições de explorar o espaço e o cosmódromo Vostochny, cuja construção termina este ano, garantirá à Rússia o acesso independente ao espaço, declarou o primeiro-ministro da Rússia Dmitry Medvedev.
"É importante que o nosso país tenha preservado a continuidade das tradições de grande potência espacial e não desista das ambições de explorar o espaço", disse Medvedev durante um pronunciamento na Duma de Estado (Câmara baixa do Parlamento russo).
De acordo com Dmitry Medvedev, a contribuição da Rússia para o projeto permite realizar experimentos científicos inéditos, criar a base para os futuros projetos de exploração do Sistema Solar e Espaço longínquo.
"Mas o projeto de construção mais ambicioso é o primeiro cosmódromo civil nacional de Vostochny, que nos dará acesso independente ao espaço. A construção de todas as instalações deverá terminar em 2016. Mas, em breve no Vostochny será realizado o primeiro lançamento do foguete-portador Soyuz-2", com satélites espaciais. Eu acho que eventos de tal grandeza devem inspirar confiança no fato de que no nosso país há não apenas um grande passado espacial, mas também um grande futuro espacial", disse o primeiro-ministro.
Medvedev lembrou que o Conselho de Ministros aprovou em março o Programa Federal Espacial para os próximos 10 anos.