- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Chame os urubus': Movimento alerta sobre nova Operação Condor

© AP Photo / Eraldo PeresManifestantes pró-democracia carregam cartazes que dizem "Democracia sempre mais! Ditadura nunca mais!" e "A nova geração grita: Ditadura nunca mais!" durante o ato de 1 de abril de 2015 em Brasília
Manifestantes pró-democracia carregam cartazes que dizem Democracia sempre mais! Ditadura nunca mais! e A nova geração grita: Ditadura nunca mais! durante o ato de 1 de abril de 2015 em Brasília - Sputnik Brasil
Nos siga no
O movimento popular Patria Grande advertiu ontem (18) sobre a preparação de uma nova Operação Condor, que visa reforçar a direita na América Latina.

O movimento cita, no seu site, o exemplo do Brasil, qualificando o processo de impeachment, aprovado pela Câmara dos Deputados no domingo, de "o primeiro — decisivo — passo para o golpe de Estado".

No comunicado, o movimento insiste que a vontade de dezenas de milhões de brasileiros que elegeram Dilma Rousseff em 2014 "não é respeitada".

Para a Patria Grande, movimento argentino que faz alusão a toda a comunidade hispano-americana, se trata de um "novo formato para os mesmos objetivos: alinhar os países da América Latina e o Caribe com a estratégia dos EUA".

Este alinhamento tem sido impedido, frisa o comunicado, pela atuação da ALBA, Unasul e CELAC, mecanismos que o movimento considera como "freios" das ambições do "império" da América do Norte.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, toca címbalos durante carnaval em Oruro, em 6 de fevereiro - Sputnik Brasil
Especialista em WikiLeaks revela ingerência americana na Bolívia
O formato antigo provocou a operação Condor, nas décadas de 1970 e 1980, com sequestros, torturas, assassinatos e desaparecimentos "de milhares de compatriotas com o objetivo de aniquilar a mobilização popular e aterrorizar a população para instalar as políticas neoliberais". A Patria Grande frisa que para realizar o plano Cóndor, os EUA precisaram usar as forças armadas dos países latino-americanos.

Agora, a estratégia é a do "golpe brando", alerta o grupo, explicando que a mesma consiste na articulação entre a mídia privada, setores do Poder Judiciário e parlamento.

No momento, o Senado tem nove dias para criar uma comissão que emitirá parecer sobre arquivamento ou não do pedido de impeachment aprovado na Câmara. Se este tiver continuação, os senadores irão votar a favor ou contra. Um mínimo de 41 senadores é preciso para que a decisão sobre o afastamento seja tomada. Se a votação for a favor do impeachment, a presidente Dilma Rousseff vai ter que se afastar do cargo por 180 dias, assumindo o vice Michel Temer.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала