Carta do Descobrimento abandona Lisboa por seis meses

© Foto / WikipediaCarta ao Rei D. Manuel, comunicando o descobrimento.
Carta ao Rei D. Manuel, comunicando o descobrimento. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Como escreve o Diário de Notícias, a partir da próxima terça-feira (26) a carta de Pêro Vaz de Caminha (escrivão de Pedro Álvares Cabral) sobre a nova terra, achada no século XVI, a terra "de bons corpos, pardos, maneira d'avermelhados", será exibida na Torre de Menagem do Castelo de Belmonte.

A carta, também conhecida como "Carta a el Rei Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil", é considerada como o primeiro documento escrito na história brasileira. Este documento de 28 páginas datado de 1 de maio de 1500 foi resguardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa. É incluído pela UNESCO no Registro da Memória do Mundo em 2005.

O papel manuscrito viajará para Belmonte em uma mala especial que pode garantir as condições ideais de conservação durante 48 horas. Por que Belmonte? É a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil. O objetivo deste projeto de deslocamento é bem óbvio — atrair mais os turistas para a cidade.

"Calculamos que recebemos cerca de 65 mil visitantes por ano e, com esta iniciativa, pretendemos chegar aos cem mil", quantifica António Rocha, presidente da Câmara de Belmonte.

Indígenas durante uma reunião de caciques em Brasília, em 2013. - Sputnik Brasil
Feira cultural celebra semana do Índio na Zona Sul Carioca
Para este exposto importante na sala do Castelo de Belmonte serão criadas condições especiais, porque um documento tão antigo exige muita atenção.

Segundo o Diário de Notícias, o documento tem que estar na sala a uma temperatura entre 18 e 22 graus e um nível de humidade entre 45% e 55%. Além disso, "foi construída uma vitrina específica para poder receber a carta, permanentemente monitorizada e vigiada", explicou o responsável do arquivo nacional. Filomena Marques, citada pelo jornal, explica outras modificações feitas na sala:

"Todo o espaço onde a carta será exibida foi forrado com uma espuma própria de forma a proteger da luz e da humidade".

O espaço da sala foi dividido em duas partes — uma com ilustrações em formato multimídia para recompor a realidade medieval e outra com a mostra, tudo isto será acompanhado pelas vozes dos alunos da Escola de Música de Belmonte leem excertos da Carta.

© Foto / WikipediaCarta ao Rei D. Manuel, comunicando o descobrimento.
Carta ao Rei D. Manuel, comunicando o descobrimento. - Sputnik Brasil
Carta ao Rei D. Manuel, comunicando o descobrimento.

Com entrada gratuita para a população local, a exposição é inaugurada na terça-feira, dia 26 de abril, exatamente 516 anos depois de ter sido rezada a primeira missa no Novo Mundo, informa o DN.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала