Durante os testes na cidade de Chernogolovka, região de Moscou, o octocopter da empresa russa NELK, equipado com pilhas de combustível hidrogênio-ar e construído pelo Instituto de Problemas Químico-Físicos da Academia de Ciências da Rússia, estabeleceu um recorde mundial de duração de voo em espaço aberto entre aviões não tripulados. O voo de octocopter durou 3 horas e 10 minutos. Um novo sistema de combustível, que permite à máquina permanecer no ar por um tempo tão longo, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Central de Motorização Aeronáutica P.I. Baranov (CIAM, na sigla em inglês) e a Corporação Aeronáutica Unida (OAK).
O peso do octocopter é 12 kg, a potência do motor – 1,3 kW, a carga útil – 0,5 kg.
O combustível de hidrogênio é considerado o mais promissor na esfera dos transportes. Por isso, várias empresas estão realizando estudos e desenvolvimentos nesta área. Por exemplo, a empresa canadense EnergyOr Tecnologies Inc mostra resultados impressionantes. Em junho de 2015, ela relatou sobre o voo recorde de um drone com um motor de combustível de hidrogênio que durou 3 horas, 43 minutos e 48 segundos. Segundo o vídeo, divulgado pelo site da EnergyOr Tecnologies Inc, o voo foi realizado no hangar. O drone subiu a uma altitude de um metro e meio, e ficou parado no ar. Ou seja, o recorde foi estabelecido no modo de economia de energia e em um espaço fechado.
Os testes de octocopter NELK, ao contrário, foram realizados em espaço aberto e em condições meteorológicas difíceis.
O construtor-geral da OAK, Sergei Korotkov, disse que as tecnologias da Academia de Ciências da Rússia podem ser aplicadas nas novas aeronaves civis (o avião MS-21 de médio curso e um avião de grande porte) que estão em desenvolvimento em parceria com empresas estrangeiras.