O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou os cidadãos russos de origem judaica, observando que as suas organizações contribuem para a paz e harmonia na sociedade, informa o serviço de imprensa do Kremlin.
"Pessach — é uma festa antiga e a mais venerada entre os adeptos do judaísmo. As suas fontes remontam a um evento muito importante na história bíblica: a libertação do povo judeu da escravidão multissecular", se diz na mensagem de felicitações.
"São criados novos centros religiosos, centros de instrução, centros culturais, os contatos internacionais são ampliados. E, é claro, as organizações judaicas prestam muita atenção às questões de manutenção de paz e harmonia na nossa sociedade, de melhoramento do entendimento entre as pessoas de diferentes etnias e religiões".
Pessach, a Páscoa judaica, é a festa mais antiga do povo judeu. É dedicada ao evento mais significativo da história bíblica, considerado como início da história do povo judeu — o Êxodo do Egito e a libertação do povo de 400 anos de escravidão. Todo o sistema do judaísmo é baseado na memória do Êxodo e nos eventos seguintes, à obtenção da Terra Prometida e à construção do seu próprio Estado independente.