Irã formará comissão governamental para reaver fundos congelados pelos EUA

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINIJavad Zarif durante uma coletiva de imprensa em Lausanne
Javad Zarif durante uma coletiva de imprensa em Lausanne - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo do Irã formará uma comissão para estudar o uso de seus fundos congelados nos EUA e buscar sua devolução, anunciou nesta segunda-feira (25) o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

Bandeira dos Estados Unidos - Sputnik Brasil
EUA condenam Irã a pagar US$2 bilhões a vítimas de atentado de 1983
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu em 20 de abril que cerca de dois bilhões de dólares de fundos iranianos congelados em território norte-americano seriam pagos aos parentes dos fuzileiros navais mortos no ataque aos quartéis de Beirute em 1983, bem como às famílias das vítimas de outros ataques terroristas que Washington liga a Teerã.

"O Governo pretende criar uma comissão especial para examinar, em primeiro lugar, como isso pôde acontecer e, em segundo, como evitar casos assim no futuro; em terceiro, como podemos evitar a implementação desta resolução e recuperar nossos ativos", disse Zarif, citado pela emissora IRIB.

Para o chanceler iraniano, o tribunal dos EUA emitiu "uma resolução ilegítima" e politicamente motivada.

Além disso, o primeiro vice-presidente do Irã, Eshaq Jahangiri, disse anteriormente que Teerã usaria todos os meios legais para recuperar o dinheiro iraniano mantido pelo governo dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала