“O conceito de web cósmica, que mostra o universo como uma série de galáxias discretas que são mantidas juntas com a gravidade, está enraizado profundamente na cosmologia. Ainda se sabe pouco sobre a construção mais efetiva e as características da rede subjacente” explicaram os cientistas sobre a sua pesquisa no relatório, publicado na página arXiv.org.
Cientistas compararam seus modelos com o universo atual para revelar as definições da web cósmica que apresentam melhores correlações entre as características físicas das galáxias conectadas.
The Network Behind the Cosmic Web [CEA] https://t.co/MBE0fbnwy2 pic.twitter.com/vH0wYuseoI
— arXiver (@arXiver) 13 апреля 2016 г.
Os investigadores conseguiram elaborar o "modelo da vizinhança mais próxima” (M3) na qual a duração de cada link depende da distância da galáxia mais próxima.
“Mostramos que as propriedades das redes geradas pelas simulações e observações são idênticas, revelando a universalidade profunda da web cósmica» – afirmam eles.
A interface de cada modelo está disponível na página Cosmic Web website, que permite mudar o tipo de conexões que ligam as galáxias e girar, aumentar os modelos e utilizar alguns filtros.