De acordo com a Agência Brasil, os integrantes de Força Sindical, Nova Central Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) entregaram a Michel Temer uma pauta em que chamam atenção para a necessidade urgente da retomada do crescimento econômico no país, além da manutenção e ampliação de direitos trabalhistas e de conquistas sociais das classes.
De acordo com o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, um dos principais assuntos tratados com Temer foi o pedido de providências, caso haja mudanças no Governo, de barrar a questão do desemprego no país.
“Fizemos ponderações, em especial, diante da questão caótica em que se encontram os trabalhadores, com 10,3 milhões de desempregados, 100 mil lojas fechadas no Brasil”, disse Patah. “Nunca ocorreu no Brasil os setores de comércio e serviços registrarem tantas pessoas desempregadas, ou seja, a base da pirâmide está sem emprego. Fizemos na realidade esse apelo no sentido de que, ocorrendo mudanças no Governo, de o vice-presidente chegar à Presidência, que tenha essa questão em primeiro lugar.”
Os trabalhadores ainda reivindicaram melhores condições de saúde, educação, segurança e transporte, enfatizando também o fortalecimento das negociações sindicais.
Nos últimos dias, o Vice-Presidente Michel Temer vem se reunindo com aliados integrantes do PMDB e de outros partidos, ouvindo sugestões sobre uma possível formação de Governo, em caso de a Presidenta Dilma Rousseff ser afastada no próximo mês, por causa do processo de impeachment que corre no Senado.