Segundo os dados da pesquisa da opinião pública encomendada pela fundação Bertelsmann e Instituto das Relações Públicas de Warsaw, cerca de 56% dos respondentes na Alemanha não consideram que a Rússia represente um tipo de ameaça ao seu país, e 49% estão contra a ideia da presença constante das Forças da OTAN na Polônia ou países bálticos.
Enquanto isso, quatro em dez cidadãos alemães que participaram na pesquisa se expressaram a favor da presença da Aliança Atlântica na Polônia, Lituânia, Letônia ou Estônia.
A primeira reunião em dois anos do Conselho Rússia-OTAN ao nível de enviados permanentes, realizada na semana passada em Bruxelas, não trouxe resultados significativos por razão das várias divergências geopolíticas entre as duas partes.
A expansão da infraestrutura militar da OTAN no leste europeu e o aumento das despesas militares são frequentemente explicadas por preocupações com uma alegada “agressão russa”. Moscou, em resposta, tem repetidamente dito que se limita a responde às ações do Ocidente.