O diplomata turco fez a respectiva declaração durante a reunião com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, em Moscou.
"A Federação da Rússia cumpre atualmente todas as suas obrigações no âmbito da Convenção [sobre Armas Químicas] no que diz respeito a destruição de estoques das armas químicas, já foram destruídas 93% e nós esperamos que nos próximo anos o programa seja cumprido" disse.
O diretor notou também que a Rússia desempenha um papel importante nesta área e lidera entre os países que também assumiram obrigações no acordo.
Além disso, no âmbito do encontro entre Lavrov e Uzumcu deveria ser discutida a iniciativa russa sobre o combate ao terrorismo químico e a possibilidade de elaborar uma convenção a este respeito.
A ideia principal da iniciativa é "aumentar o leque de instrumentos contra o terrorismo de que a comunidade internacional dispõe com um novo documento que está na interceção entre o desarmamento, a não proliferação das armas da destruição em massa e os esforços antiterroristas."