O mais notável foi a libertação da Palmira em 27 de março. Desde esta vitória, o exército tem prestado atenção especial à área perto de Damasco, além das províncias de Aleppo, Latakia e Homs.
Ao mesmo tempo, as autoridades da Síria continuam modernizando e reorganizando as suas Forças Armadas.
"Caso as forças lideradas por Damasco tomem o controle da [cidade de] Aleppo, toda a 'Síria útil' será libertada dos terroristas", escreveu d'Auzon na edição em francês do Huffington Post.
Por "Síria útil", uma noção de origem francesa, se considera geralmente a área que se estende paralelamente à costa síria e ao longo das montanhas a oeste de Damasco, a zona mais fértil. Cabe mencionar que Aleppo é a maior cidade do país.
Deste modo, os recentes desenvolvimentos garantiram um impulso favorável aos representantes do governo sírio na mesa das negociações em Genebra, ao mesmo tempo que um dos maiores grupos da oposição, o Alto Comitê de Negociações (ACN), "parece mais fraco", opina d'Auzon.
A próxima rodada de negociações sobre a resolução da crise síria será realizada em maio, mas ainda não foi divulgada a data certa.