“A comissão estatal de testes de voos, após analisar os resultados dos trabalhos realizados, decidiu pela realização do lançamento do foguete transportador Soyuz-2.1a no cosmódromo de vostochny em 28 de abril de 2016, às 05:01 horas [27 de abril, 23:01 em Brasília]”, informou o comunicado da agência.
O primeiro lançamento a ser realizado do cosmódromo de Vostochny — lançamento do foguete Soyuz-2.1a com três satélites russos — deveria ter sido realizado em 27 de abril, às 05:01 horas (26 de abril, 23:01 em Brasília), mas foi adiado. O diretor da Roscosmos, em conversa com jornalistas, disse que o cancelamento aconteceu em função de uma falha do sistema automático de lançamento. Ele destacou que os especialistas conseguiram localizar o problema, que seria solucionado em menos de 24 horas.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estava no cosmódromo ontem, decidiu permanecer na base até o dia 28 de abril, se a comissão técnica decidir realizar o lançamento, segundo informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.