Participaram da votação 101 deputados da câmara baixa do parlamento francês. A resolução com o apelo de abolir as sanções conseguiu 55 votos positivos enquanto 50 são o mínimo necessário. 44 deputados votaram contra a decisão, mais dois se abstiveram da votação.
“É um milagre e uma grande vitória”, disse à Sputnik o membro da Comissão da Defesa da Assembleia Nacional da França, Nicolas Dhuicq.
Adoption de la résolution sur la levée des sanctions contre la Russie. Votant: 101. Majorité: 50. Pour: 55. Contre: 44. 2 Abst. #DirectAn
— Assemblée nationale (@AssembleeNat) 28 апреля 2016 г.
A União Europeia introduziu as suas sanções econômicas em relação à Rússia em 2014 após uma série de acontecimentos importantes na Ucrânia.
Moscou respondeu às medidas restritivas proibindo a importação de uma série de produtos alimentares de países que impuseram as sanções.
As autoridades da Rússia insistem que o país se aproveitou das sanções, que se tornaram um importante fator de crescimento econômico, fomentando o estreitamento dos laços com outros parceiros, nomeadamente com o Brasil. Já vários políticos e especialistas europeus admitiram o efeito negativo das sanções sobre as economias dos seus países.