De acordo com um comunicado da empresa sobre veículos autônomos, os carros semiautônomos serão lançados para realizar o plano de testar uma versão mais avançada – e completamente autônoma – em 2018.
Os suecos têm a impressionante fama de serem os motoristas mais cautelosos da Europa (com um dos mais baixos índices de acidentes), e a empresa Volvo vê os veículos autônomos como um instrumento importante para reforçar ainda mais a segurança de condução, mas a própria existência de carros autodirigidos suscita um leque de questões jurídicas, como a responsabilidade.
"A condução autônoma representa um salto na segurança de veículos", disse o chefe da Volvo, Hakan Samuelsson. "Quanto mais cedo os veículos autodirigidos apareçam nas ruas, tanto mais cedo a condução será segura", continuou ele, se referindo à promessa da empresa de que ninguém vai ser seriamente ferido ou morto no novo carro de Volvo, pelo menos antes de 2020.
Os "olhos e orelhas" dos carros são as câmeras de 360 graus, dispositivos GPS e outros sensores que ajudam a reduzir o perigo e evitar colisões.
Os primeiros testes controlados de carros autodirigidos começaram na sede da empresa em Gotemburgo, em 2014. No próximo ano, os habitantes de Gotemburgo também terão uma oportunidade de fazer um test drive com um desses.
Volvo, em cooperação com a Google, a Ford e o Uber, é membro fundador da Coalizão de Carros Autônomos para Ruas Mais Seguras, que tenta unificar o código dos EUA para carros autônomos para promover a tecnologia.
No dia 28 de março de 2010, a Ford acertou a venda da Volvo para a chinesa Zhejiang Geely Holding Group, em uma transação envolvendo $ 1,8 bilhão (R$ 6,29 bilhões).
Press Release: Volvo Cars to launch UK’s largest and most ambitious autonomous driving trial https://t.co/GNUf72GOD8 pic.twitter.com/xRwYn2jphA
— Volvo Cars Newswire (@volvocarsnews) 27 апреля 2016 г.