Os tempos da Guerra Fria não se devem repetir, o Ocidente deve fazer uma aliança estratégica com a Rússia para combater o terrorismo global, disse à agência Sputnik Pierre Lellouche, membro do Partido Republicano da França.
Segundo Lellouche, a Rússia e o Ocidente têm “interesses convergentes relativamente à ameaça de terrorismo islâmico” na região do Oriente Médio.
“Para mim é completamente absurdo hoje em dia repetir a Guerra Fria, em vez disso temos que fazer uma aliança estratégica com a Rússia contra o jihadismo, salafismo e terrorismo; temos que cooperar com a Rússia nas questões da Síria e do Oriente Médio” disse Lellouche à Sputnik.
A última reunião do Conselho Rússia-OTAN foi realizada no dia 2 de junho de 2014, dois meses após o congelamento da cooperação da Aliança com Moscou, por conta da crise na Ucrânia.
Na ocasião, as partes constataram as suas divergências sobre a crise ucraniana, enquanto a Rússia denunciou o aumento se precedentes da presença da OTAN perto de suas fronteiras.