Mídia revela que EUA causam forte pressão econômica sobre UE

© AFP 2023 / JOHN MACDOUGALLAtivistas anti-TTIP
Ativistas anti-TTIP - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA exercem uma pressão ainda maior sobre a União Europeia do que parecia antes durante as negociações sobre o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (sigla em inglês - TTIP), escreve o jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

A redação do diário obteve os documentos por via da organização Greenpeace. 

Em particular, Washington ameaça cortar as importações de automóveis europeus caso a UE se recuse a comprar mais produtos agrícolas norte-americanos.

Além disso, os EUA expressam insatisfação com a política europeia, que é contra a produção de alimentos transgênicos e carne com hormônios. 

Antes da divulgação destes documentos, ambas as partes das negociações afirmavam que os EUA respeitam os receios dos europeus, mas agora parece diferente, escreve a edição.

“O estudo atento dos documentos mostrou que quase todos os receios ligados às intenções dos EUA no âmbito do TTIP sobre o mercado de produtos alimentares são justificados”, comenta Klaus Schultz, presidente da Federação das Organizações de Consumidores Alemães.

Um manifestante mostra o seu cartaz dizendo, em inglês: TTIP: se você não está à mesa, você está no cardápio durante um ato na entrada do Parlamento Europeu em 24 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Parceria Transatlântica TTIP: a nova OTAN econômica
Os documentos também expuseram as divergências sobre a cooperação e regulação jurídica. Os EUA querem limitar rigorosamente a influência dos legisladores europeus no que se refere à tomada de decisões econômicas. 

“Aquilo que a opinião pública conseguiu saber das negociações secretas no passado parecia um pesadelo. Agora, sabemos que pode tornar-se real em breve”, escreve Jurgen Knirsch, especialista comercial da Greenpeace.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала