“O presidente [dos EUA] teve uma série de oportunidades nos últimos 3-4 meses para reforçar ao presidente Putin a necessidade de convencer o regime de Assad a cumprir os compromissos, no contexto do fim dos combates, e a participar de modo construtivo das negociações políticas sob a coordenação da ONU”, disse Earnest aos jornalistas.
“Felizmente, o presidente Obama conseguiu convencer o presidente Putin a intervir, e por isso, durante muitas semanas, pudemos acompanhar a realização bem-sucedida do cessar-fogo, a respeito do qual muitos estavam céticos. Dessa forma, o presidente Putin já fez isso uma vez. Ele deve fazer isso novamente”, declarou o porta-voz da Casa Branca.
Putin e Obama conversaram pela última vez por telefone, em 18 de abril, para discutir os aspectos relacionados ao cessar-fogo na Síria.
O regime de cessar-fogo na Síria entrou em vigor no dia 27 de fevereiro. O cessar-fogo não inclui as organizações terroristas Daesh e Frente al-Nusra (braço sírio da Al-Qaeda), bem como outros grupos armados, considerados como terroristas pela ONU.