No entanto, muitos norte-americanos continuam a crer que foi o seu país que derrotou Hitler, enquanto o Exército Vermelho soviético serviu só de “auxiliar”.
O jornalista do The Washington Post Michael Birnbaum faz lembrar que "ao contrário dos Estados Unidos, que teve dois oceanos que, em grande parte, o isolaram de ataques depois de Pearl Harbor, a Rússia foi sitiada, bombardeada, invadida e voltada a invadir durante a Segunda Guerra Mundial".
"Então, o Exército Vermelho rumou para Berlim e desempenhou um papel fundamental na derrubada de Adolf Hitler," destaca Birnbaum.
Para os russos, este dia tem muita importância já que quase todas as famílias foram afetados pela Segunda Guerra Mundial. Os historiadores ainda não são capazes de determinar o número preciso das vítimas da guerra, mas ultrapassa certamente os 28 milhões de pessoas.
"Apesar das centenas de lançadores de mísseis, aviões e canhões antiaéreos que rolam pela Praça Vermelha todos os anos, muitos russos dizem que o verdadeiro significado do feriado é mais pessoal, 71 anos após o fim da guerra", disse Birnbaum.
No total, de acordo com várias estimativas, o Exército Vermelho libertou quase 50 por cento dos países que compõem a Europa atual, sem contar a parte europeia da Rússia, e sofreu mais baixas do que qualquer outra força na guerra.