- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

AGU diz que prosseguimento do impeachment no Senado é 'insustentável'

© Lula Marques/Agência PTJosé Eduardo Cardozo
José Eduardo Cardozo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, declarou nesta segunda-feira (9) que considera “insustentável” a continuidade do processo de impeachment contra a Presidenta Dilma Rousseff no Senado após a anulação da aprovação do processo pelos deputados pelo presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA).

Na opinião de Cardozo, a decisão do Senado em prosseguir com o processo é inconstitucional, pelo fato de a autorização da Câmara ser uma condição indispensável no caso de impeachment.

“Me parece insustentável a tese de que o Senado possa prosseguir sem que se reveja a decisão da Câmara” – disse o advogado durante uma entrevista coletiva concedida antes de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ter determinado a continuidade do processo, ignorando assim a decisão de Waldir Maranhão.

Plenário do Senado durante sessão não deliberativa, na tarde desta segunda-feira (09/05) - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Renan Calheiros determina continuidade do processo de impeachment no Senado
Segundo Cardozo, a primeira atitude da Advocacia-Geral da União (AGU), em caso de continuidade do impeachment, será de encaminhar uma petição ao presidente do Senado, Renan Calheiros. O ministro chefe da AGU, no entanto, não adiantou quais seriam os próximos passos caso a petição seja indeferida.

Na manhã de hoje, o presidente interino da Câmara acolheu o pedido de José Eduardo Cardozo de anular as sessões da Câmara que aprovaram a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Maranhão solicitou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a devolução dos autos do processo, para que estes fossem novamente apreciados pela Câmara. Renan, no entanto, classificou a decisão de "intempestiva" e determinou a continuidade do processo no Senado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала