Ameaça de Erdogan de abrir fronteiras leva UE a elaborar plano para ilhas gregas

© AP Photo / Santi PalaciosRefugiados e migrantes desembarcam na praia após atravessar o mar Egeu, 2016
Refugiados e migrantes desembarcam na praia após atravessar o mar Egeu, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
União Europeia considera alternativas para chegar a um acordo com o governo turco sobre os fluxos migratórios, uma das quais consiste em usar as ilhas gregas como centros de recepção, comunica o jornal alemão Bild.

As ilhas do mar Egeu poderiam se tornar centros temporários de recepção dos migrantes caso o acordo com a Turquia de 6 bilhões de euros($6.8) fracassar. Neste caso, a EU enviará o dinheiro para Atenas, comunicou o Bild na terça-feira (10). 

Nord Stream gas pipeline launched in Germany - Sputnik Brasil
UE está interessada na Ucrânia como país de trânsito de gás
As representantes da UE estão elaborando planos de contingência devido à possibilidade crescente de que a Turquia não cumpra as condições do acordo migratório, celebrado em novembro na sequência de negociações entre o antigo primeiro-ministro turco Ahmet Davuoglu e o Conselho da União Europeia. 

O acordo inclui 72 requisitos que devem ser cumpridos pela Turquia para receber o pacote de ajuda financeira de 6 bilhões de euros, acelerar o processo de adesão à UE e obter a isenção de vistos para os cidadãos da Turquia na Zona Schengen. A União Europeia quer que a Turquia controle as suas fronteiras e evite a migração ilegal para a Europa. 

Um comissário da UE disse no domingo (8) ao Bild que, como resultado da apreensão da Turquia de aderir ao acordo e das ameaças de Erdogan de abrir as fronteiras, foram efetuados preparativos para a busca de outras resoluções, umas das quais consiste em usar as ilhas da Grécia para alojar os migrantes.

British Prime Minister David Cameron attends a bilateral meeting with New Zealand Prime Minister John Key at the British Embassy in Washington, March 31, 2016. - Sputnik Brasil
Europa pode enfrentar guerra em caso de saída do Reino Unido da UE, diz premiê
Os seis bilhões de euros prometidos à Turquia para pagar o alojamento dos requerentes de asilo serão enviados para Atenas, e os ferries das ilhas serão suspensos para o continente, comunica o Bild. 

Karl-George Wellman, um representante da União Democrata-Cristã encabeçada por Merkel, acrescentou que o controle das fronteiras da UE deve ser a prioridade principal. 

“Em caso algum devemos deixar de tomar as devidas precauções: proteger as fronteiras da UE e tratar os pedidos de asilo localmente nas ilhas, mas não no continente, e deportar as pessoas que não são refugiados” disse o político ao Bild.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала