Na segunda-feira (9), nas Filipinas se realizaram as eleições presidenciais. Depois do processamento de 90% dos votos, lidera Rodrigo Duterte, prefeito de Davao durante mais de 22 anos.
"Nós fizemos tudo para manter o nível geral das nossas relações, mas nos últimos anos, por várias razões, as relações bilaterais enfrentam enormes desafios. Esperamos que o novo governo filipino trabalhe conosco para resolver racionalmente as disputas existentes e tomar medidas concretas para retomar o caminho de desenvolvimento estável nas relações", disse Lu Kang em um breefing. O representante oficial do Ministério das Relações Exteriores chinês disse também que espera "um futuro brilhante" nas relações bilaterais, acrescentando que a China dá muita importância às relações com as Filipinas.
As relações entre China e Filipinas passam por um período difícil devido à disputa territorial no Mar do Sul da China.
As autoridades chinesas recusaram categoricamente tomar parte no processo e preferem resolver a disputa por via bilateral, chamando a ação das Filipinas de "uma farsa política". Além disso, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores chinês, o tribunal internacional não tem competência para resolver disputas territoriais.