Sistema de defesa antimíssil na Romênia aumentará potencial bélico da OTAN

© flickr.com / US Army Corps of Engineers Europe DistrictO sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Roménia
O sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Roménia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia irá melhorar as capacidades de defesa antimíssil da OTAN contra os possíveis ataques de mísseis de curto e médio alcance, afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg nessa quinta-feira (12).

A cerimônia de inauguração do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade romena Deveselu está prevista para quinta feira desta semana (12).

"O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade de Deveselu na Romênia nesta quinta-feira, aumentará a nossa capacidade bélica ainda mais e ampliará significativamente a cobertura defensiva do território dos membros da OTAN contra ataques de mísseis de curto e médio alcance", escreveu o site da aliança, citando Stoltenberg.

A OTAN aprovou a criação do sistema de defesa antimíssil na Europa, projetada pelos EUA, durante a cúpula da aliança em Lisboa em 2010.

Tropas da OTAN participam dos exercícios militares de 7 semanas em Drawsko Pomorskie, Polônia, 28 de abril de 2015 - Sputnik Brasil
OTAN posicionará tropas rotativas de 4 mil militares na Europa Oriental
Segundo os planos da Aliança, os elementos do sistema de defesa antimíssil (DAM), tais como radares e interceptadores, serão instalados em vários estado-membros da OTAN. O “escudo” será reforçado com as forças navais.

Nos dias 12-13 de maio, Frank Rose, o adjunto do secretário de Estado dos EUA, responsável pela verificação do controle das armas, visitará a Romênia e a Polônia para participar das cerimônias de abertura dos sistemas de defesa antimíssil da OTAN Aegis Ashore nos dois países.

Parceiros norte-americanos e estônios treinam em conjunto (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Reforçar presença da OTAN junto às fronteiras russas é esquecer-se da História
"O fato é que muitos países estão desenvolvendo programas de mísseis balísticos. E nós, como uma aliança defensiva, não podemos ignorar essa ameaça. A defesa contra mísseis é uma das tarefas mais importantes da defesa coletiva da OTAN <…> O nosso objetivo é atingir a cobertura total e a proteção de todos os aliados europeus da OTAN contra ataques de mísseis balísticos de fora da área euro-atlântica", escreveu o site da Aliança.

Ele também acrescentou que o sistema de defesa antimíssil da Aliança não é uma ameaça para a Rússia por só ter fins defensivos.

De acordo com Stoltenberg, a OTAN repetidamente está chamando Moscou a colaborar, mas a Rússia recusa todos esses pedidos. Contudo, a Rússia manifesta sua preocupação com a criação do sistema de defesa antimíssil estadunidense na Europa.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала