A cerimônia de inauguração do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade romena Deveselu está prevista para quinta feira desta semana (12).
"O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade de Deveselu na Romênia nesta quinta-feira, aumentará a nossa capacidade bélica ainda mais e ampliará significativamente a cobertura defensiva do território dos membros da OTAN contra ataques de mísseis de curto e médio alcance", escreveu o site da aliança, citando Stoltenberg.
A OTAN aprovou a criação do sistema de defesa antimíssil na Europa, projetada pelos EUA, durante a cúpula da aliança em Lisboa em 2010.
Nos dias 12-13 de maio, Frank Rose, o adjunto do secretário de Estado dos EUA, responsável pela verificação do controle das armas, visitará a Romênia e a Polônia para participar das cerimônias de abertura dos sistemas de defesa antimíssil da OTAN Aegis Ashore nos dois países.
Ele também acrescentou que o sistema de defesa antimíssil da Aliança não é uma ameaça para a Rússia por só ter fins defensivos.
De acordo com Stoltenberg, a OTAN repetidamente está chamando Moscou a colaborar, mas a Rússia recusa todos esses pedidos. Contudo, a Rússia manifesta sua preocupação com a criação do sistema de defesa antimíssil estadunidense na Europa.