O deputado Samil Tayyar, que expressou anteriormente no seu Twitter o desejo de abater mais um avião russo, foi obrigado a comentar sua postagem anterior, chamando-a de "brincadeira", depois de vários usuários das redes sociais lançarem críticas rígidas à sua postura.
“O avião foi derrubado, o turismo morreu, os negócios estão sendo arruinados. Mas ele parece estar gostando”, diz um dos comentários.
Um dos usuários da região do deputado, na cota da qual se elegeu, chamou o membro do legislativo de "palhaço" por não poder defender sua própria terra. "Kilis (cidade no sudeste da Turquia alvo dos jihadistas do Daesh, organização terrorista proibida na Rússia) é bombardeada diariamente".
"Sendo uma pessoa que considera errado o abatimento do caça russo, como é que posso defender um outro erro? Como causou tão grande polêmica, tenho que pronunciar-me – foi uma brincadeira", comentou o legislador. "Foi apenas uma brincadeira, rapaziada, relaxem", concluiu.
Vladimir Putin classificou o abate como "um golpe nas costas por parte de pessoas que apoiam os terroristas" e assinou um decreto sobre a aplicação de restrições especiais contra a Turquia.