A Sputnik apresenta a lista dos países melhor preparados os tempos de petróleo barato.
Noruega
O país nórdico possui o maior fundo soberano, criado ainda em anos 1990 para assegurar que a sua riqueza petrolífera chegava para futuras gerações. Mas, em janeiro do ano corrente, o país declarou que em meio de tentativas de combater a desaceleração econômica, retirou pela primeira vez dinheiro do fundo.
Arábia Saudita e Oriente Médio
Bahrein, Líbia e Omã têm ainda menos tempo.
Entre os exportadores de petróleo do Oriente Médio, os Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Qatar têm mais sorte. Eles têm dinheiro suficiente para mais de duas décadas.
Seja como for, recentemente Mohammed Al-Sheikh (consultor financeiro do príncipe saudita Mohammed bin Salman) revelou que, na primavera do ano passado (outono no hemisfério Sul), a Arábia Saudita estava gastando os seus fundos de reserva mais rapidamente do que estava previsto. Ele explicou: com tal ritmo de gastos o país ficará “completamente falido” já no início de 2017.
Rússia
Atualmente a Rússia tem dois fundos soberanos: o Fundo de Bem-Estar Nacional da Rússia que apoia o sistema de pensões no país e o Fundo de Reserva, que faz parte de ativos do orçamento federal russo.
Segundo o relatório recente do Instituto do Fundo Soberano de Riqueza (SWFI na sigla em inglês), o Ministério do Desenvolvimento Econômico russo prevê que o volume de dinheiro em ambos os fundos russos venha a cair para 2 trilhões de rublos até 2020.