Os curdos da Síria têm medo de que a província de Aleppo seja dominada pelos terroristas da Al-Qaeda, disse Elham Ahmed, copresidente do Conselho Democrático da Síria (de oposição).
“A cidade de Azaz em Aleppo está se transformando em um reduto da Al-Qaeda e é por isso que estamos preocupados”- disse ele em entrevista à agência Sputnik.
No início da semana (16) o jornal New York Times, citando dados obtidos pelos serviços de inteligência europeus e norte-americanos, informou que a Al-Qaeda tinha enviado os seus veteranos mais experientes à Síria para criar lá o seu quartel-general.
Segundo o jornal, a Al-Qaeda tinha rejeitado a ideia de criação do seu próprio “emirado” na Síria limitando o apoio à Frente al-Nusra, que está operando no país até agora. No entanto, as perdas incorridas pelos terroristas no Paquistão devido a ataques aéreos dos EUA forçaram o grupo terrorista a se deslocar para a Síria.
De acordo com o NYT, a Al-Qaeda, ao contrário do Daesh, procura possibilidades de fortalecer a sua influência, particularmente entre as assim chamadas forças da oposição moderada da Síria.
Desde 5 de maio de 2016 na região de Aleppo foi introduzido o regime de cessar-fogo. No final de abril os extremistas tentaram capturar a cidade por duas vezes, lançando ataques a partir da zona oeste. As tropas governamentais conseguiram repelir os ataques nomeadamente graças ao apoio aéreo da aviação.
Aleppo é a maior cidade da Síria, com uma população que totalizava 2,3 milhões de habitantes antes do início da guerra no país