Moscou e Paris tinham rescindido o contrato de 1.3 bilhões de dólares de fornecimento de navios do tipo Mistral em agosto de 2015. Moscou tinha recebido cerca de 1 bilhão de dólares em compensação da parte francesa.
“Vamos construí-los. Serão elaborados novos projetos, A Corporação da Construção Naval Unida estuda varias opções e os presenta à nós… Isto será um assunto incluído no programa estatal de armamentos para os anos de 2018-2025”, disse Borisov aos jornalistas durante a exibição de helicópteros HeliRussia 2016 no Moscou.
Os helicópteros Ka-52 Alligator e a sua modificação Kamov Ka-52K foram elaboradas conforme os parâmetros do tipo Mistral.
Mais cedo, o designer general da empresa Kamov, Sergei Mikheev, tinha dito à agência RIA Novosti que os helicópteros serão utilizados apesar da suspensão do Mistral. A empresa Nevskoe Design Bureau, localizada em São Petersburgo, está construindo um grande navio de desembarque Priboi, que será a alternativa ao Mistral, sublinhou ele.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia Priboi terá um deslocamento de 14 milhões de quilogramas e a capacidade para carregar 8 helicópteros, além de 50 veículos militares e 500 fuzileiros.