De acordo com a agência Jornalistas Livres, Dilma foi ovacionada por mais de 30 mil pessoas ainda na porta de seu hotel. Ao chegar no encontro de blogueiros e ativistas digitais, deu especial atenção à presença das mulheres, dos negros e de todos os ativistas da cultura, e disse, brincando, ao começar sua fala, que estava "meio chorona".
Ainda segundo Jornalistas Livres, a presidenta deixou claro que seu programa de governo, eleito por 54 milhões de brasileiros, jamais contemplaria as medidas do governo provisório de Michel Temer.
"Você não se elege um presidente da república por seus belos olhos. Mas pelo programa de governo! Por isso é interessante notar que as medidas tomadas nesses primeiros 8 dias são um retrocesso a tudo o que vinha sendo criado no Brasil" – destacou Dilma.
Fazendo duras críticas à nova equipe ministerial de Temer, Dilma disse: “ "ministério de homens velhos, ricos e brancos, sem negros e sem mulheres, é a face mais triste desse governo. Ao mesmo tempo, as medidas são de assustar”.
Dilma também falou no caráter ilegítimo do seu processo de impeachment. "Não tenho contas na Suíça. Eles sabem que não chegariam à presidência sem esse processo" – explicou.
E a presidenta Dilma ainda completou: "é a minha absoluta obrigação lutar".
Realizada em Belo Horizonte, a quinta edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais tem como tema “Menos ódio, mais democracia” (#MenosÓdioMaisDemocracia). O evento ocorre no Othon Palace Hotel (Av. Afonso Pena, 1050) e vai até domingo (22), com transmissão ao vivo pela TVT, a ser reproduzida pelo Barão de Itararé.
O Evento conta com a participação de diversos nomes de peso: Paulo Moreira Leite, Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Rodrigo Vianna (O Escrevinhador), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Conceição Oliveira (Maria Fro), Cynara Menezes (Socialista Morena), Fernando Brito (Tijolaço), Marco Weissheimer (RSurgente), Lola Aranovich (Escreva Lola Escreva), Diógenes Brandão (As Falas da Pólis), Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso), Najla Passos (Carta Maior), Douglas Belchior (Negro Belchior), Tereza Cruvinel, Elaine Tavares (Palavras Insurgentes), Hildegard Angel, Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Renato Rovai (Revista Fórum), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Daniel Bezerra (Portal Mídia Livre) e Rosane Bertotti (CUT).
Confira, a seguir, a programação do Encontro:
SEXTA-FEIRA (20)
18h — Abertura e apresentação da dinâmica do evento
19h — Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático
SÁBADO
9h — Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação
14h — Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital
17h — Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia
19h — Reunião dos estados
21h — Atividade cultural
DOMINGO
9h — Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
13h — Encerramento do #5BlogProg