Ex-presidente da União Soviética chama os EUA de ‘presunçosos’

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensEx-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev
Ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA, que se consideravam vencedores da Guerra Fria e não reconhecem o papel de Moscou na melhoria das relações, se comportam com presunção, o que leva ao esfriamento das relações entre o Ocidente e a Rússia, disse o primeiro e único presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, numa entrevista à edição Sunday Times.

General Joseph Votel, chefe do Comando Central dos EUA - Sputnik Brasil
Principal comandante dos EUA para o Oriente Médio faz viagem secreta à Síria
"Eles não estavam sinceramente interessados em ajudar a Rússia a se tornar uma democracia estável e forte. Eles pensavam que iriam tornar a Rússia um país mais pequeno. Durante este processo eles anularam a confiança que nós construímos", disse Gorbachev, também criticando a expansão da OTAN.

O político comentou um dos pontos de viragem nas relações entre o Ocidente e Moscou — a adesão da Crimeia à Rússia — e considerou que a Federação Russa agiu bem.

"Eu estou sempre apoiando a livre vontade do povo, e na Crimeia a maioria das pessoas queria se juntar à Rússia", disse ele.

Falando sobre o colapso da União Soviética, o ex-presidente soviético disse que "sempre quis apenas reformá-la, mas nunca desejei o seu colapso".

"Lamento que um grande país, com grande potencial e recursos, tenha desaparecido. Na verdade, se eu tivesse continuado no poder, a URSS teria continuado a existir", disse ele.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала