EUA se recusam a seguir UE na imposição de sanções ao diretor-geral da Rossiya Segodnia

© Sputnik / Alexey Filippov / Acessar o banco de imagensDiretor-geral da agência de notícias Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev.
Diretor-geral da agência de notícias Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os Estados Unidos têm sido avessos à ideia de sancionar o diretor-geral da agência de notícias Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev, segundo comentou nesta segunda-feira o embaixador Daniel Fried, coordenador para políticas de sanções do Departamento de Estado dos EUA.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Censura: Letônia continua tentando impedir abertura da Sputnik no país
Em março de 2014, a União Europeia adotou sanções contra vários servidores e autoridades da Rússia, incluindo Kiselev, como resposta à suposta participação russa na crise ucraniana. Na ocasião, o diretor da agência de notícias russa disse que sancionar jornalistas era um ataque à liberdade de imprensa.

"Nós, como governo, temos problemas em ir atrás de apresentadores de notícias. É difícil para nós fazer isso", disse Daniel Fried durante participação em um evento em Washington ao ser questionado sobre o porquê de os Estados Unidos não terem sancionado Kiselev, como fez a União Europeia. 

Perguntado sobre a possibilidade de incluir o nome do jornalista russo na lista Magnitsky, que tem como alvo indivíduos supostamente envolvidos na morte de Sergei Magnitsky (consultor do fundo de investimento britânico Hermitage Capital Management que morreu em novembro de 2009 por insuficiência cardíaca, depois de passar 11 meses em prisão preventiva por acusações de evasão fiscal), Fried disse que essa medida não estaria de acordo com os termos do Ato.

Por conta das sanções europeias a Kiselev, os governos da Polônia e da Letônia decidiram impor restrições às atividades da Sputnik (que pertence à Rossiya Segodnya) em seus países.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала