Segundo a fonte da emissora, as partes chegaram a um acordo sobre a realização de negociações com órgãos da União Europeia (UE) para uma avaliação minuciosa do combate ao terrorismo, no âmbito da adoção do regime de isenção, considerando as medidas e as prioridades da Turquia neste quesito.
No início de maio, a Comissão Europeia (CE) encaminhou uma proposta ao Parlamento Europeu (PE), solicitando isenção de visto para cidadãos turcos, se Ancara cumprir todas as condições para isso até o final do mês de junho. Entre as condições estariam incluidas as medidas contra corrupção, realização de negociações para um acordo operacional com a Europol, cooperação judicial com todos os países membros e a revisão da legislação sobre o combate ao terrorismo.
O porta-voz do presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz informou ao Sputnik que a organização dará início ao processo legislativo, referente ao regime de isenção de visto para cidadãos da Turquia, somente após o cumprimento de todas as condições da UE por Ancara. Na ocasião, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reagiu à declaração e acusou UE de hipocrisia.