Raqqa se tornará parte da Região Federal Curda

© Foto / Youtube / Expressen TVUsando câmeras escondidas, duas mulheres filmam vida em Raqqa
Usando câmeras escondidas, duas mulheres filmam vida em Raqqa - Sputnik Brasil
Nos siga no
Depois da sua libertação de terroristas, a cidade síria de Raqqa se tornará a parte do Sistema Federal Democrático de Rojava (também conhecido como Curdistão sírio) e do norte da Síria, informou na quinta-feira Gharib Hassou, representante do Partido da União Democrático (PYD, na sigla inglesa) no Curdistão iraquiano.

Na semana passada, a aliança das forças democráticas da Síria (SDF, na sigla inglesa), dirigida pelos curdos, anunciou os planos de libertar Raqqa do grupo terrorista do Daesh. Na terça, a SDF, com a assistência da coalizão internacional, conduziu uma ofensiva para libertar a parte norte da província síria de Raqqa.

“Visto que o assalto de Raqqa é realizado pela SDF, faz sentido que, depois da reconquista, a cidade se tornar parte do sistema federal democrático criado no norte da Síria”, disse Hassou à RIA Novosti.

Curdos atacam o Estado Islâmico - Sputnik Brasil
Curdos repelem grande ataque do Daesh
Por razão que “o exército sírio fracassou em fazer alguma coisa contra os terroristas em Raqqa”, o governo sírio não pode fazer nada para impedir que a cidade integre o sistema federal curdo.

Ele destacou que as forças sírias não participaram na ofensiva para a retoma de Raqqa.

Em 17 de março, durante a conferência na província de Hasakah, os curdos sírios anunciaram a criação da sua região federal no norte do país, apesar das críticas por parte do governo.

Desde 2013, Raqqa é controlada pelo Daesh, grupo terrorista proibido na Rússia e nos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала