A mensagem menciona que o relatório é resultado da cooperação entre diferentes agências.
“O seu objetivo é diminuir os riscos no espaço para os EUA e seus aliados, a segurança e manutenção dos direitos, acesso, possibilidades, capacidades de liberdade das ações dos EUA no espaço. O sucesso exige os esforços de muitos anos de todos os ministérios e de todas as agências, e eu espero o seu apoio”, diz Obama apelando aos legisladores.
Naquela altura, especialistas avaliaram as declarações do Ministério de Defesa dos EUA como uma tentativa de maximizar o orçamento no quesito da oposição à “ameaça imaginária” durante a preparação do orçamento militar regular. O chefe do Comitê da Duma para Defesa, Vladimir Komoedov chamou as declarações de Washington de "blefe".
Moscou tem oferecido repetidamente a desmilitarização do espaço. Em abril, o chanceler russo Sergei Lavrov prometeu que o país não será o primeiro de implantar armas no espaço. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também observou que a instalação da objetos nucleares no espaço pode levar a uma corrida armamentista descontrolada. No final do ano passado, a Rússia apresentou um projeto de resolução correspondente para a Assembleia Geral da ONU, que foi bloqueado pelos EUA.