A mídia russa está citando o vice-diretor do Serviço Federal de Monitoramento Financial (Rosfinmonitoring) Pavel Livadny que acaba de informar que a Rússia possui planos de introduzir a sua própria moeda virtual, proibindo ao mesmo tempo o uso das outras.
Segundo o jornal Kommersant, tal decisão garantirá que a moeda não seja usada em esquemas ilegais, os direitos de consumidor sejam protegidos; além disso, a introdução deste tipo de meio de pagamento poderia reduzir os custos das transações financeiras.
A nova moeda deverá ser regulada pela legislação russa e terá um emissor (que pode ser uma organização financeira) cujas atividades serão licenciadas.
O Rosfinmonitoring alegadamente começou as negociações com o Ministério das Finanças e a chefia do Banco Central sobre a ideia.
O chefe do Comitê de Investigação russo, Aleksandr Bastrykin, declarou ainda em abril que a expansão de moedas virtuais internacionais poderia expulsar dinheiro legal do mercado, assim criando a ameaça à estabilidade financeira da Rússia.