Oposição venezuelana se reúne com mediadores para resolver crise

© AFP 2023 / Juan BarretoVenezuelan opposition leader Ramon Guillermo Aveledo.
Venezuelan opposition leader Ramon Guillermo Aveledo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um encontro entre representantes da oposição venezuelana e um grupo de mediadores foi realizado em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Henrique Capriles, líder da oposição venezuelana - Sputnik Brasil
Oposição da Venezuela diz que militares devem escolher entre Constituição e Maduro
No início de janeiro, o parlamento venezuelano, controlado pela oposição, começou formalmente a funcionar. Em meados de março, a coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), que controla o parlamento, aprovou o texto de uma lei que pedia um referendo para retirar o presidente Nicolás Maduro.

No início deste mês de maio, a oposição venezuelana submeteu a autoridades do país uma petição com 1,85 milhão de assinaturas — quase dez vezes mais do que o exigido — para a realização e um referendo para retirar Maduro da presidência.

Os mediadores foram o primeiro-ministro espanhol Jose Luis Zapatero e os ex-presidentes Martin Torrijos (Panamá) e Leonel Fernandez (República Dominicana), segundo informou no Twitter Jesus Torrealba, secretário-geral da MUD.

Durante as conversas, a oposição mais uma vez listou os pontos considerados como essenciais para que os adversários de Maduro iniciem um diálogo. Entre eles estava o referendo e a soltura de todos prisioneiros políticos.

Maduro vem enfrentando uma grande onda de críticas da oposição, descontente com os graves problemas econômicos e sociais do país, que incluem crises em hospitais durante a epidemia do vírus zika, cortes de energia e inflação flutuante.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала