Em janeiro, os dois cientistas Constantino Batygin e Michael Brown comunicaram no artigo científico, publicado no jornal MNRAS, que conseguiram determinar o estado do planeta x misterioso que é o nono ou o décimo (considerando Plutão) planeta do sistema solar e que fica a 41 milhões de quilômetros do Sol e têm um peso 10 vezes superior ao da Terra.
Segundo o cientista Alexander Mustill da universidade de Lunda (Suécia), a órbita extensa do planeta é interessante para os cientistas. Isto não é habitual no nosso sistema solar e é por isso que Mustill e seus colegas admitiram que o planeta de Batygin e Brown pode ter nascido fora do sistema solar. Segundo os planetaristas, o Sol passou seus primeiros 100 milhões anos de vida em uma “creche de estrelas”, onde também se encontravam outros sóis.
Além disso, o Sol podia simplesmente “furtar” o planeta de outra estrela, passando perto dela.
“É muito irônico estarmos buscando planetas extrassolares à distância de dezenas e centenas de anos-luz da Terra durante muito tempo e agora termos a chance de encontrar um no nosso Sistema Solar”, comunica ele.
Segundo o cientista, a existência do nono planeta pode dar para a humanidade a possibilidade de visitar um mundo extrassolar, enviando para lá um drone.