Aleksei Pushkov, o presidente do Comité de Relações Exteriores da Duma de Estado da Rússia expressou a opinião de que isto mostra que o isolamento da Rússia não é vantajoso para a UE.
"O presidente da Comissão Europeia Juncker, tenciona ir ao Fórum de São Petersburgo. A UE precisa das relações econômicas com a Rússia. O isolamento do nosso país não é possível. O isolamento não é vantajoso", escreveu Aleksei Pushkov no seu perfil do Twitter.
Глава Еврокомиссии Юнкер намерен ехать на форум в С-П. ЕС необходимы эконом.отн. с Россией.Ее изоляция невозможна. Изоляция от нее невыгодна
— Алексей Пушков (@Alexey_Pushkov) 3 июня 2016 г.
Anteriormente, Jean-Claude Juncker disse que a sua visita a São Petersburgo "tem um caráter mais econômico do que político" e "não será motivo para a UE anunciar qualquer tipo de mudança em relação à Rússia"
As sanções visavam agravar a situação na Rússia, mas vários especialistas já têm notado que é a própria Europa que sofre com elas e com o embargo declarado por Moscou em resposta. O SPIEF do ano passado mostrou que a situação também é contrária aos objetivos dos países que impuseram as sanções: este evento de três dias não só contou com um número recorde de participantes, mas também resultou em contratos no valor de mais de 5 bilhões de dólares.