Savchenko se oferece para negociar troca de prisioneiros com milícias de Donbass

© Sputnik / Mikhail Palinchak / Acessar o banco de imagensRecém-libertada piloto militar Nadezhda Savchenko no aeroporto de Kiev
Recém-libertada piloto militar Nadezhda Savchenko no aeroporto de Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga no
A militar e deputada Nadezhda Savchenko se mostrou disposta a negociar a troca de prisioneiros com as autoproclamadas repúblicas de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL).

"{Por enquanto, a contraparte ainda não aprovou, querem se comunicar na arena política, e acredito que não seja necessário (…), para mim, que é sempre mais fácil entrar em acordo diretamente (…) estou disposta a falar com as pessoas que vi no campo de batalha", disse Savchenko à emissora Svoboda.

A deputada afirmou que já se encontrou com o líder da RPL, Igor Plotnitski, e sabe que o líder da RPD, Aleksandr Zakharchenko, também participou dos combates, mas Savchenko não teve oportunidade de conversar pessoalmente com ele.

Militar e deputada ucraniana Nadezhda Savchenko fala com jornalistas ao retornar a Kiev - Sputnik Brasil
Nova deputada ucraniana Savchenko compara jornalistas a chacais
A deputada se mostrou disposta a “falar de guerra e de troca de prisioneiros com as pessoas que conhecem o valor de uma vida humana:, mas negou-se a dialogar em Minsk, no marco do Grupo de Contato Trilateral (Rússia, Ucrânia e a OSCE), em particular com o representante da RPD no grupo, Denis Pushilin.

Nadezhda Savchenko ficou presa na Rússia desde junho de 2014 e, em março deste ano, foi condenada a 22 anos de prisão pelo assassinato de dois jornalistas russos em Donbass.

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou no dia 25 de maio o indulto de Savchenko a pedido de familiares dos jornalistas assassinados e expressou esperança de que a decisão contribuísse para a solução do problema no sudeste da Ucrânia.

Em abril de 2014, Kiev iniciou uma operação militar nas províncias ucranianas de Donetsk e Lugansk para apagar os focos de indignação com a mudança violenta de poder ocorrida em fevereiro do mesmo ano. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала