Rosatom construirá novos reatores nucleares para Índia e Irã

© Sputnik / Vitaly Belousov / Acessar o banco de imagensModelos de reatores nucleares Brest e MBIR no estande da Rosatom.
Modelos de reatores nucleares Brest e MBIR no estande da Rosatom. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Sergei Kirienko, chefe da Rosatom, confirmou planos para construir até 12 reatores nucleares na Índia e mais dois no Irã, em entrevista à rede russa NTV.

Rosatom - Sputnik Brasil
‘Rosatom tem estratégia diferente para vender seu combustível nuclear nos EUA’
Até o fim de 2016, a Rosatom espera assinar o acordo com a Índia para construir os reatores 5 e 6 da central nuclear Kudankulam.

“Estamos construindo o segundo reator na Índia e há dois anos inauguramos o primeiro. Além disso, assinamos contratos para os reatores 3 e 4 e é muito provável que assinemos um acordo para mais dois até o fim do ano”, disse Kirienko.

Em 2014 e 2015, Rússia Índia assinaram um acordo geral sobre a construção dos reatores da segunda e da terceira etapas da central nuclear Kudankulam. Em 26 de maio de 2016, Nikolay Spasski, vice-chefe da Rosatom — conversou com seus colegas indianos sobre as condições do acordo para os reatores 5 e 6.

Em 2014, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um documento que prevê a construção de um total de 12 reatores ao longo de 20 anos.

A Rosatom também tem uma série de documentos assinados com o Irã. Estes possibilitam a colaboração bilateral no âmbito da construção de oito reatores nucleares — quatro na usina nuclear Bushehr e mais quatro em outras centrais.

A central nuclear iraniana Bushehr, que funciona sob controle do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA), foi construída em 1995 por especialistas russos. Em agosto de 2012, alcançou sua capacidade plena.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала