Em uma nota à imprensa publicada nesta quarta-feira (15), o ministério informou que Jean-Maurice Ripert, o embaixador da França, foi convocado para a chancelaria russa.
"Foi-lhe feita uma reclamação em relação com a detenção, ocorrida na véspera, de um grupo de torcedores russos que seguiam o caminho de Marselha a Lille para assistir a um jogo da Euro 2016 com a participação da seleção da Rússia. A atenção do diplomata francês foi atraída ao caráter discriminatório e indistintivo das medidas tomadas em relação aos cidadãos russos: conforme a decisão do promotor da cidade de Marselha, todas as 43 pessoas, inclusive 3 motoristas, foram detidas para 48 horas para serem investigados. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia considera como inaceitável também o fato de os estabelecimentos consulares russos na França não terem sido notificados. Como resultado disso, os torcedores tiveram que permanecer várias horas dentro de um ônibus; e só foi graças às ações atempadas e eficientes dos funcionários consulares russos que um roteiro ainda mais grave foi evitado".
© Sputnik / Vladimir Pesnya / Acessar o banco de imagensO embaixador da França na Rússia, Jean-Maurice Ripert, fotografado durante um encontro em Moscou entre ministros das Relações Exteriores russo e francês em abril de 2016
O embaixador da França na Rússia, Jean-Maurice Ripert, fotografado durante um encontro em Moscou entre ministros das Relações Exteriores russo e francês em abril de 2016
© Sputnik / Vladimir Pesnya
/ O serviço de imprensa da pasta prossegue:
"O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou as autoridades francesas a prestarem a atenção mais séria à situação atual e resolver, o mais rapidamente possível, civilizadamente e no âmbito do direito, a questão sobre o destino dos cidadãos russos detidos. Foi sublinhado que o futuro fomento das atitudes antirrussas no que toca ao assunto da participação da nossa seleção do Campeonato Europeu de Futebol é capaz de agravar consideravelmente a atmosfera das relações russo-francesas".
Mais cedo, o ministério russo e outras fontes tinham apontado para provocações por parte de outros torcedores.
Em 11 de junho, a seleção russa de futebol teve um jogo com a seleção da Inglaterra, que terminou com um empate 1:1. Depois do jogo, houve cenas de violência entre as torcidas das seleções.