De acordo com ele, durante todo o dia surgiram pequenos confrontos que finalmente resultaram em numerosos incidentes em que os britânicos começaram a lançar garrafas na direção de torcedores russos.
“Quando você é um cidadão da Rússia e está vestindo uma camiseta com os símbolos da Rússia, você corre o risco de apanhar com uma garrafa ou moedas no corpo”, comunicou ele em entrevista à Sputnik.
English fans jump on Russian flag
— денег нет, держитесь (@XS_71) 14 июня 2016 г.
Мирные британские дети играются с российским флагом pic.twitter.com/Bm1Cxq7e2J
Não havia nenhum bar sem torcedores britânicos.
Além disso, foram questões políticas, além das esportivas, que estiveram na origem do conflito. Torcedores britânicos insultaram os russos nas ruas gritando obscenidades destinadas ao presidente da Rússia Vladimir Putin e que continham insultos contra os russos dos quais eles não percebiam o sentido exato.
“Incentivados por sua superioridade numérica, porque dos 67 mil bilhetes comprados foram só cerca de 10 mil para os torcedores russos, os britânicos provocaram os russos com grande prazer, insultando-os logo dede o início do jogo nas ruas da Marselha e especialmente nos momentos quando os russos empataram.”
Polecam… 😜https://t.co/2xBNoYB5Xk przez @youtube
— Małgorzata Gosiewska (@MMGosiewska) 14 июня 2016 г.
A polícia utilizou gás lacrimogêneo para acalmar os torcedores.
“Completamente embriagados, os torcedores britânicos atiraram garrafas em todos os que tivessem símbolos da Rússia e insultaram os habitantes locais, quase todos eles!”, disse um torcedor que também tinha assistido ao jogo.
Como cereja em cima do bolo, apresentamos-vos fotos, vídeos e tweets mostrando os “gentelmans hooligans” britânicos e que falam por si.