“Do ponto de vista dos recursos naturais, situação geográfica, estrutura da economia, a Turquia e Rússia podem, talvez, ser chamadas dos países que melhor se completam no mundo O que falta a um deles, o outro tem em excesso e vice versa. O bom senso diz que o impacto dos fatores negativos nas relações russo-turcas, especialmente na economia, não pode ser de longo prazo”, afirmou o ministro.
Nihat Zeybekci adicionou que, no momento em que os preços do petróleo caíram, a crise com a Turquia levou a um grave aumento dos gastos para a parte russa.
“Esta situação criou dificuldades econômicas desnecessárias e muito pesadas para ambas as partes. Por isso é do interesse tanto da Turquia como da Rússia resolver a crise nas relações bilaterais o mais rápido possível”, frisou o alto funcionário.
“Este assunto não foi discutido e não pode ser discutido. A Turquia não tem nada por que deva pedir desculpa. Mas quero destacar que o incidente com a aeronave e os eventos seguintes, com certeza, nos afligiram”, destacou o ministro.
Ao falar das cartas trocadas entre Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan por ocasião do Dia da Rússia, Nihat Zeybekci notou que “está otimista e por isso considera este passo como um sinal positivo para o futuro das relações”. Segundo o ministro, no momento, ambas as partes estão dando passos que demonstram boa vontade de melhorar as relações.