Obama se encontra com Dalai Lama e enfurece a China

© AP Photo14º Dalai Lama
14º Dalai Lama - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China apresentou uma queixa diplomática formal aos EUA em relação à reunião de hoje (15) entre o presidente norte-americano Barack Obama e o Dalai Lama, líder político e espiritual dos budistas tibetanos.

"Vimos relatos deste encontro particular. Pequim apresentou uma queixa diplomática na Embaixada dos EUA na China, expressando nosso enérgico protesto a respeito desta reunião", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang. 

"Os problemas do Tibete são assuntos internos da China, nos quais forças externas não devem interferir" acrescentou o diplomata.

​A Região Autônoma do Tibete é um território disputado ao norte dos Himalaias. Em 1913, o 13º Dalai Lama, antecessor do atual Tenzin Gyatso, expulsou os representantes e tropas chinesas da região, afirmando a autonomia do Tibete. A independência, porém, não foi aceita por Pequim nem recebeu reconhecimento diplomático internacional.

Inteligência artificial - Sputnik Brasil
EUA intimidados pela inteligência 'agressiva' da China
Em 1950, o Partido Comunista da China assumiu o controle da província tibetana de Kham. No ano seguinte, os delegados do 14º Dalai Lama assinaram com o governo chinês o chamado Acordo de Dezessete Pontos para a Libertação Pacífica do Tibete, que afirmava a soberania chinesa sobre o território. No entanto, o documento não é considerado válido pelo atual Dalai Lama, que afirma que o acordo foi assinado sob coação.    

Em 1959, o Dalai Lama fugiu para a Índia, onde instalou o Governo do Tibete no Exílio em Dharamsala. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала