- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Esportistas russos enviam carta ao presidente do COI

© REUTERS / Denis BalibouseThomas Bach, presidente do COI, durante o anúncio das cinco candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024.
Thomas Bach, presidente do COI, durante o anúncio das cinco candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na sequência do recente escândalo de doping, alguns dos participantes russos das Olimpíadas no Rio de Janeiro enviaram uma carta ao dirigente do Comitê Olímpico Internacional.

Cartaz no escritório da RUSADA, agência antidoping da Rússia - Sputnik Brasil
Rede alemã reconhece que documentário sobre doping na Rússia não reflete realidade
A carta aberta foi enviada pelo Comitê de Esportistas do Comitê Olímpico da Rússia ao presidente do COI, Tomas Bach, em nome dos atletas cuja carreira é desenvolvida sem o uso de doping ou de qualquer método diferente de atingir resultados esportivos.

Na carta, os esportistas pedem para serem apoiados através da proteção dos seus direitos, dizendo:

"O senhor é um campeão olímpico e sabe exatamente os esforços titânicos que as medalhas olímpicas custam, quando sangue, suor e lágrimas são derramados para chegar ao glorioso momento em que estamos no mais alto degrau do pódio, quando o hino do nosso país está sendo interpretado".

Play the Game - Sputnik Brasil
Jornalista alemão lançará site para denunciar casos de doping no esporte
Os esportistas admitem que aqueles que comprovadamente usaram doping devem ser punidos, mas que aqueles esportistas que diariamente passam por tanto trabalho de preparação não devem sofrer por razão de uns desonestos.

"Nós apelamos ao senhor como chefe da organização que é chamada a proteger os direitos livres de doping e a fazer tudo para isso. O direito de qualquer atleta que nunca violou nenhumas regras existentes de participar dos Jogos Olímpicos é inabalável. E nós pedimos de todo o coração o seu apoio para que este direito seja respeitado", diz-se na carta.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou uma verificação de 454 amostras de esportistas russos, obtidas durante os Jogos Olímpicos no Pequim, tendo anunciado que 31 atletas podem ser afastados da participação na Olimpíada de 2016. Os resultados dos testes revelaram a existência de substâncias proibidas nas amostras de 14 esportistas russos, 11 dos quais são atletas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала