Venezuela: produção de petróleo em maio foi a menor em 13 anos

© NASA . Ivan AlvaradoCompañía petrolera nacional PDVSA de Venezuela
Compañía petrolera nacional PDVSA de Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga no
A produção de petróleo na Venezuela atingiu o patamar mínimo dos últimos 13 anos este maio, informou o jornal El Nacional, com fonte em dados da OPEP.

Plataforma de petróleo da Petrobras. - Sputnik Brasil
Venezuela pressiona OPEP para aumentar preços do petróleo
A produção média de petróleo na Venezuela no mês passado sofreu uma queda de 4,8%, ou de 120 mil barris por dia e somou, 2,37 milhões de barris diários — o mesmo nível de 2003, quando o país viveu uma greve do setor.  

Em abril, a estatal venezuelana PDVSA produziu 2,49 milhões de barris por dia. Comparando com o volume produzido em dezembro de 2015, de 2,59 barris por dia, nos cinco meses de 2016 a produção já sofreu uma queda de 8,5%.

Os especialistas e líderes sindicais venezuelanos advertem que a queda na produção anula o efeito da tímida recuperação do preço da matéria prima. A queda da produção está relacionada à falta de investimentos no setor, aos problemas de manutenção dos projetos e à falta de equipamentos.

A produção de petróleo na Venezuela, no primeiro trimestre, sofreu uma redução de 12% e foi de 2,53 milhões de barris por dia.

Além disso, a crise no país afetou a capacidade da PDVSA de pagar as empresas terceirizadas. Em abril, grandes empresas internacionais do setor de serviços, como Halliburton e Schlumberger, já anunciaram a conclusão ou a redução de seus trabalhos no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала