OEA aprova nova declaração sobre disputa das Malvinas

© AFP 2023 / JUAN MABROMATAPessoas perante o monumento às ilhas Malvinas, Tierra del Fuego, Argentina (foto de arquivo)
Pessoas perante o monumento às ilhas Malvinas, Tierra del Fuego, Argentina (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na cidade de Santo Domingo uma nova declaração sobre a disputa das Ilhas Malvinas, segundo informou nesta quinta (16) o Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

Ilhas Malvinas - Sputnik Brasil
ONU dá apoio à Argentina na disputa com a Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas
Os países da América reafirmaram a necessidade de encontrar uma solução pacífica para a disputa de soberania, instando a Argentina e o Reino Unido a retomarem as negociações o mais rapidamente possível.

A chanceler argentina Susana Malcorra afirmou que Buenos Aires tem direitos legítimos sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, bem como sobre os espaços marítimos circundantes. Malcorra também lembrou que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu na resolução 2065 (XX) a existência de uma situação colonial nas Malvinas e aconselhou resolver a disputa através de negociações entre Argentina e Reino Unido.

A disputa territorial tem uma longa história. A Argentina reivindica soberania sobre as ilhas e exige negociações, de acordo com as recomendações da ONU, enquanto o Reino Unido se recusa a iniciar um diálogo e insiste no direito à autodeterminação do arquipélago, que é considerado um território ultramarino do país europeu.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала