Ucrânia deixará as chantagens, quando perder o monopólio de trânsito de gás, disse Putin

© REUTERS / Gleb GaranichEstação de distribuição de gás na Ucrânia
Estação de distribuição de gás na Ucrânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Quando a Ucrânia perder o monopólio de trânsito de gás, as tentativas de chantagem cessarão, disse nesta sexta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Nord Stream gas pipeline launched in Germany - Sputnik Brasil
UE está interessada na Ucrânia como país de trânsito de gás
“A prática dos anos passados demonstrou que monopólio é sempre uma história ruim. E quando alguém possui algum monopólio, logo começa a abusar. Se a Ucrânia, por exemplo, começar a entender que não possui mais direito de monopólio sobre o transporte de recursos energéticos russos para a Europa, a chantagem de alguns de seus políticos cessará. Simplesmente começaremos uma cooperação comercial normal”, disse Putin em um encontro com chefes de agências de notícias internacionais. 

Ela adicionou que por isso a Rússia, “em geral, não tem nada contra a participação no sistema de transporte de gás da Ucrânia”.

“Nós já chegamos a propor isso.. Além disso, chegamos a assinar um memorando com o, na ocasião, presidente (da Ucrânia, Leonid) Kutchma, comigo e com chanceler (da Alemanha, Gerhard) Schröder. Nós propomos criar um consórcio internacional com a participação de parceiros europeus… Assinamos tudo, e depois jogamos no lixo”, lamentou Putin. 

“Se os parceiros ucranianos nós oferecerem um projeto economicamente viável hoje, e um projeto que garanta a segurança de fornecimento (de gás), vamos trabalhar com a Ucrânia… Vamos trabalhar e vamos buscar os componentes de atratividade, sobretudo sob o ponto de vista da economia”, concluiu o presidente da Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала